Zaciss

Será?...

Textos


Lavrinhas está para Cruzeiro assim como Cruzeiro está para Lavrinhas.

Lavrinhas, a linda e bucólica cidadezinha do Estado de São Paulo, está situada no Vale do Paraíba, fazendo limite com Passa Quatro-MG. Quase limítrofe com o Rio de Janeiro: é o penúltimo município de São Paulo pela Via Dutra e a via férrea.
A cidade recebe as águas do Rio Paraíba, garboso, cheio de belas cachoeiras. Ao fundo, a Serra da Mantiqueira circunda o maravilhoso cenário. É a inspiração para a poesia, a música, as artes plásticas, a fotografia: o sonho dos artistas!
No ciclo do ouro, século XVIII, Lavrinhas foi caminho das tropas que transportavam o ouro. Os tropeiros viajavam de Diamantina e Ouro Preto pela Estrada Real. Desciam a Serra da Mantiqueira por uma trilha, que começava em Passa Quatro, rumo ao Rio de Janeiro. Na passagem e pouso dos tropeiros , foi se construindo o povoado de Lavrinhas.
Mais tarde, com o ciclo do café, a Estrada de Ferro Central do Brasil construiu a ferrovia, a Estação do trem e a ponte de ferro sobre o Rio Paraíba. A ponte foi inaugurada em 1874 e continua um dos pontos mais bonitos do lugar.
Com a queda do café, Lavrinhas e Cruzeiro tornaram-se cidades conurbadas.
Costumo dizer, que Lavrinhas está para Cruzeiro assim como Cruzeiro está para a Lavrinhas.
Cruzeiro abastece parte da população com a água das fontes da Serra  da Mantiqueira pertencentes à Lavrinhas. Usufrui do turismo rural , que protagoniza a alegria no verão. O capital natural recebe os banhistas , nas suas belas cachoeiras, rios e balneários, com água pura e corrente.
Por outro lado, Lavrinhas não sobrevive sem o mercado de trabalho, saúde, educação e serviços de toda monta, do município que dista apenas oito quilômetros da sua sede.
O cantor do Hino da cidade de Cruzeiro, Sebastião Pinto, poeta, escritor, compositor, nasceu em Lavrinhas e tornou-se um ícone da cultura em Cruzeiro.
Lavrinhas, também, é o berço do poeta Vasco de Castro Lima, reconhecido no território nacional, um importante intelectual em Cruzeiro, no passado.
Dois de outubro é a festa do aniversário da cidade de Cruzeiro. Data feliz e festiva para Lavrinhas, também.
Os dois municípios, de mãos dadas, caminham sob o olhar da Serra da Mantiqueira e o azul do céu, onde brilha o Cruzeiro do Sul, Patrono da Cidade de Santa Cruz, Cruzeiro!

zaciss
Enviado por zaciss em 03/10/2018
Alterado em 15/08/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras