Zaciss

Será?...

Textos


A cidade de Cruzeiro, SP, se preparava para  a celebração  do centenário  de emancipação  política do Município. 

Protocolos diversos corriam de boca em boca e corriam nas mãos dos mensageiros prá lá e prá cá. Entregar convites "em mãos" era uma deferência especial ao convidado.

As senhoras  da cidade preparavam as fatiotas  solenes para os eventos que aconteceriam nos onze dias de festa.

Ao ocupar um cargo público  recebi o convite  com a extensa  programação..."em mãos".

Eventos para todos os gostos. Mas...o mais esperado era a  reinauguração  do Teatro Capitólio, construido em 1920, inspirado no Teatro Scala de Milão. 

O tão  esperado dia foi contemplado com uma chuva fina e persistente. A festa teria início às  vinte horas. Cheguei por volta das dezenove e trinta. .. vestida conforme exigia a solenidade, saltos altos... a fila enorme  para a entrada  seguia pelas calçadas. Todos os elegantes da cidade exibiam os brilhos para a gloriosa noite, não  se importando com as gotas que caiam do céu, para a saudação ao mais importante evento cultural daquele calendário. 

Depois de seguir a glamourosa fila,  apresentei me à recepção. Rigoroso protocolo. ...fui barrada!  Disseram me que eu teria que apresentar o convite específico  para aquela inauguração.  Eu não  recebi esse convite, assim como muitas outras pessoas que estavam naquela fila.

Do hall de entrada  eu ouvia o hino da cidade cantado pelo meu amigo Sebastião  Pinto.

Retornei para casa... sem festa, sem eira nem beira na minha intenção festiva e sem ouvir a soprano que se apresentaria.

No outro dia, outro importante evento do calendário  da festa centenária. A Empresa  vizinha à Escola onde eu trabalhava, a Maxion,  organizara uma Exposição  sobre a ferrovia em Cruzeiro, em homenagem à história do Município.

Cheguei sozinha, passei pelo protocolo da recepção  e me vi a única mulher naquele espaço corporativo. 

De repente...encontrei o meu amigo Sebastião  Pinto, Cantor do Hino Oficial de Cruzeiro... Homem elegante, educadíssimo, um gentleman,  por volta dos oitenta anos, linda voz, o Artista de todas as Artes. Meu amigo Sebastião Pinto veio ao meu encontro, ofereceu me o braço  e saimos a visitar a extensa Mostra. 

Num dado momento....  o meu amigo  Sebastião Pinto,  confidenciou-me  que estava muito aborrecido.  Contou-me, então, que  foi impedido de entrar no Teatro Capitólio para a solenidade do dia anterior,  porque não portava o tal convite "específico." Do lado de fora ele ouvia a sua voz cantando "Nasceste no Vale...ao pé da colina..." ecoando... pelos ares banhados pela chuva fina que bailava sobre Cruzeiro, tocado nalguma vitrola da época.

Barrados no baile do dia anterior...seguimos na bela festa, rindo e sorrindo para as aventuras e desventuras dos protocolos...

 

 

 

 

foto by Zaciss

Cruzeiro  SP ... foto a partir da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul

 

 

 

 

zaciss
Enviado por zaciss em 23/01/2022
Alterado em 23/01/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras