Zaciss

Será?...

Textos


Cidade pequena... tudo vira festa ou nefasta ocasião.

 

Naquela tarde ensolarada, cheia de galhardia e sorrisos para a fantasia, chegaria de carro pela Via Dutra o Ministro de Estado para a solenidade  de outorga do título de cidadão  honorário. em agradecimento à benfeitoria junto à estrada vicinal que dá acesso à cidade.

 

O périplo  começou  quando o Prefeito pediu ao Secretário  de Educação  que o representasse  no desembarque do Ministro. Ao chegar e não  se deparar com o alcaide, a autoridade  já  se estremeceu e ruborizado se incandeceu. 

 

À  espera da excelência...  muitas pessoas do povo e políticos,  com as mais importantes fatiotas e  sorridentes  intenções. Afinal, não é sempre que autoridades do alto escalão visitam a pequena a urbe.

 

O cortejo seguiu meio esquisito  da Via Dutra até  o Clube Municipal,  onde se daria a solenidade. O silêncio reinava cantante!

 

O homenageado chegou pelas mãos do designado e o beija mão  logo se instalou.  Orgulhosos, prefeitos e deputados se enfileiraram  para a saudação  ao Ministro de Estado. Moção  de um lado... petição  do outro, importâncias e desimportâncias desfilavam lado a lado.

 

O Clube todo enfeitado curvou - se ao evento e acolheu os comes e bebes  que seriam servidos na festança. 

 

Momentos  depois... chegou ao local , sem graça  e sem razão, o prefeito em questão. 

Emplumou se, de braço com a primeira dama... e assumiu as honras da casa.

 

A sessão  da Câmara não  dava sinal de início... a presidenta  não  chegava com  o esperado título  guardado a sete chaves.

 

Cumprimentos e rapapés  pra cá... indagações  pra lá... cochichos... pé de orelha...

A hora passava e nem sinal da presidência. 

 

Os  comensais iniciaram a degustação.  E... nada da senhora comparecer!

A noite chegou. Nuvens densas pairavam no ar. Depois de cinco horas à  espera do dito título...

o Ministro  , cada vez mais vermelhinho, partiu para nunca mais voltar.

 

A  Câmara  Municipal  não  se explicou.

A Presidenta .... somente  no outro dia voltou!

 

O céu  testemunhou...

a ousadia que ninguém  imaginou!

 

 

zaciss
Enviado por zaciss em 20/08/2023
Alterado em 20/08/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras