Zaciss

Será?...

Textos


No reinado da minha infância

...a esperada semana mais importante do ano... a Semana Santa!

A pescaria sorria para a comilança dos dias consagrados à Paixão de Cristo.

Sobre a Páscoa quase não se ouvia, mas o sábado de aleluia era consagrado aos desígnios de Deus.

 

Enquanto os peixes reinavam durante os dias que antecediam a festança de aleluia,

os suinos já sabiam... na festa não faltaria o pernil, leitoa assada... e a galinhada, consciente do destino, não cantarolava pelo terreiro. Os galos se encolhiam, não saudavam o novo dia!

 

Mas...bem antes da preparação das carnes, ouvia-se o toc-toc dos pilões de madeira. A paçoca de amendoim dava o tom... soberana! Paçoca no café da manhã, da tarde, sobremesa das principais refeições, sempre acompanhada de bananas.

Os vizinhos se ajuntavam e a ceia coletiva reunia parentes e vizinhança. A criançada se fartava!

Lauta ceia!

 

Na sexta-feira santa, o dia mais respeitado, o silêncio muito recomendado dava o tom de veneração à efeméride.

Na roça... o rito, sempre restrito às pessoas do lugar, sem a presença da igreja, apenas as rezas com o terço na mão.

Tudo tão recomendado pelas famílias!... a casa não era varrida durante a sagrada data. Os trabalhos descansavam o dia inteiro. O leite não era vendido pelos fazendeiros. Todos recebiam em casa a dádiva bendita.

O jejum recomendado para os adultos não poderia ser quebrado, mas o sábado se iluminava com a fartura preparada para a festa da Ressureição de Cristo. Permitido até foguetório, nas proximidades da meia noite.

 

E quando chegava o sábado... sorrisos pra todo lado. Os passarinhos se encarregavam da sinfonia matinal.

As crianças sorriam contentes. Chegada a hora da malhação do judas... o grande boneco, meio espantalho, obra da comunidade, portador do testamento e mensageiro dos sonhos e desejos, todos participavam. Momentos interessantes, sem a malícia dos tempos seguintes.

 

Terminada a euforia dos ritos com o Judas, a comilança reinava o dia inteiro. Ágape festivo!

À noite... o baile,  na casa escolhida,  brindava os festejos.

 

Mimos trocados, abraços apertados, família reunida... a Páscoa era comemorada como um evento de confraternização e respeito aos ritos da tradição religiosa.

 

Chocolates, ovos de Páscoa não protagonizavam o cenário!

 

 

FELIZ PÁSCOA!

 

 

 

 

Foto by Zaciss

zaciss
Enviado por zaciss em 27/03/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras