Zaciss

Será?...

Textos


LAVRINHAS, a cidade onde moro,   tem uma rua só. Está localizada ao pé da Serra da Mantiqueira. Cenário belíssimo!
Sua população está próxima a um mil habitantes.

Na noite de 31 de dezembro de 2001 para 01 de janeiro de 2002 um evento catástrófico atingiu a Serra da Mantiqueira.
Um volume de água gigantesco desceu no alto das montanhas. O barulho foi de uma imensa bomba.  Aqui, chamamos essa intempérie de tromba d'agua, mas na verdade não foi. Existe algum nome a esse evento que não conheço.
A força da água arrastou tudo que escontrou pela frente...pedras, árvores, casas, igrejas, pontes...
O relevo foi transformado. Tudo mudou!

Nessa tempestade trinta e três pessoas perderam a vida. Algumas não tiveram seus corpos encontrados até hoje.
O Rio Paraíba do Sul corta a cidade de ponta a ponta...  transbordou, invadiu toda a rua, as casas,   passou sobre as duas pontes, ilhou as pessoas durante oito dias, sem água, energia elétrica, telefone.

Ainda...choramos os mortos. Quando o céu escurece, a Serra se aborrece, ficamos atentos ao vento, à chuva, ao barulho...

Ontem...o Brasil registrou um número avassalador de  vitimas da  Pandemia. A população da minha cidade multiplicada por três e meio: três mil seiscentas  pessoas perderam a Vida. É como se a tromba d'agua caisse três vezes e meia sobre Lavrinhas no mesmo dia e levasse todos os seus habitantes e a sua descendência por várias gerações,  sem deixar rastro,  sem despedidas, sem protocolos, nem flores.

Hoje, acordei com o coral uníssono dos passarinhos entre as batucadas do barulho do silêncio.
Não sei bem o que está acontecendo, como a Natureza está mandando o seu recado.

Nos últmos dias...cinco pessoas próximas a nós, partiram sem dizer adeus. Hoje, duas amigas queridas ... intubadas.
Não há o que diferencie o ataque às vítimas. Todos estamos sob a mira da doença.

Escrevo este texto ansiosa. Triste. Coração miúdo. Alma contrita.
O que dizer, pensar, rezar, pedir  misericórdia ao Criador.
Que tudo passe!

Meus respeitos aos que foram.
Meu abraço aos que ficaram.

Luto  ensurdecedor!
É uma catástrofe!



Foto by Zaciss
(Eu nao queria escrever sobre este assunto, desta forma,  mas preciso escrever.)
zaciss
Enviado por zaciss em 27/03/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras