Zaciss

Será?...

Textos

Entrevista - Recantista Paulo Miranda... pergunta - Zaciss ...responde.

"PERGUNTAS PARA A CONFREIRA ZACISS" (Paulo Miranda)

A vacina chega ou chega de vacina?
Penso que a vacina chegará a conta-gotas. As Políticas públicas e a gestão da Pandemia não miram a vacinação. Incomoda-me a celebração pelos vacinados. Vacina é direito de todo cidadão. Mas...a igualdade perdeu-se no atalho.

Qual a magia que mais a encanta enquanto no Recanto?
No Recanto... encanta-me a magia da Liberdade.

O prolongado e sofrido a-pagão no Amapá não a faz desconfiar de atos de pura cristofobia?
Atribuo aos atos espúrios, neste País sem rumo, a cristofobia...a negação da Pandemia, apagão, Jacarezinho, gestão da Amazônia, madeiras nobres passeando pelos USA, queimadas no Pantanal, perseguição aos indígenas, fome, desemprego, quatorze milhões de brasileiros na linha da miséria, a desconstrução da Educação, o radicalismo,o preconceito, a misoginia... e todos os outros e muitos atos de perversidade vistos a olho nu.

Qual o seu gênero favorito para composição... e para leitura?
Sou Educadora. Gosto da Política, Sociologia, Antropologia, Filosofia...
Assim, me delicio lendo e escrevendo poemas sociais.

Lavrinhas deve sua origem e seu nome a quê?
Os lavrinhenses tem proposta de nome alternativo?

Nos registros oficiais, Lavrinhas em homenagem às pequenas lavras de ouro encontradas na foz dos afluentes do Rio Paraíba do Sul. Na minha observação da História, contada a oralidade, Lavrinhas nasceu do descaminho do ouro. Carregadores do nobre metal desviavam da rota da Estrada Real em Passa Quatro - Minas Gerais, limítrofe com Lavrinhas,
desciam a Serra da Mantiqueira por uma trilha. Assim...não pagavam o quinto no Posto de recolhimento do imposto na descida da Serra, rumo a Paraty. Por esse trajeto clandestino seguiam para o Rio de Janeiro. Assim, nasceu Pinheiros o Distrito. Mais tarde, Pinheiros perdeu o status de Município para o novo povoado que nascia ao lado, no ciclo do café, junto à Estrada de Ferro Pedro II: Lavrinhas! Lavrinhas abraçou Pinheiros e tornou-se a Sede do município. Os habitantes da terra são envaidecidos com a lenda das lavras. Lavrinhas faz sentido.

Sabia que entre dezena de milhares de escritores, temos cerca de meia dúzia deles que são milionários de leituras. Saberia nomear algum...ou alguma?
Quem lê é um milionário da leitura. Quem escreve deixa um legado milionário. Grandes escritores fizeram ou fazem fortunas com as escritas, mas o que importa é a contribuição para a formação do pensamento. Jorge Amado é um dos escritores mais lido no mundo. muito valorizado na Rússia. precisa ser mais conhecido no nosso País.
Cora Coralina e Manoel de Barros são os meus preferidos.
Minha Cartilha..."Discurso da Servidão Voluntária" - Étienne de La Boétie

De maduro cair ou de imaturo já...ir? Qual o seu palpite?
Já...ir tarde demais.
Não deveria ter chegado.
De imaturo...
Já... ir sem demora.
Chega de ais!...

Que nos diz do dito latino Omnes vulnerant, última necat...ou no seu tempo de ginásio o latim já estava abolido?
Sou do tempo do latim, francês, inglês, solfejos, canto orfeônico, decorar a tabuada, receber o professor em pé na sala de aula...gravata no lugar, saia abaixo do joelho. "...há tempo para todo o propósito." Eclesiastes

De cada dez entrevistas que faço - sem avisar o/a entrevistado/a, recebo não mais que 2 respondentes ... está disposta a aumentar essa minha média de sucesso?
o seu sucesso
é evidente.
que lê os seus escritos
vira aprendente.
Cá estou!

E qu
ando é a única vez que o sucesso vem antes do trabalho?
O sucesso vem antes do trabalho quando o Amor sorri soberano.
Mas..."A palavra Amor anda vazia
           Não tem gente dentro dela."
                      Manoel de Barros

Obrigada!
Zaciss
Lavrinhas SP
zaciss
Enviado por zaciss em 28/05/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras