Zaciss

Será?...

Textos


A SERRA QUE CHORA

Lavrinhas, minha Terra, é um lindo pedacinho do Planeta Terra.

O Capital Natural é composto pela riqueza da Serra da Mantiqueira, a Serra que chora.

A água desce pelas grotas sorrindo,  bailando ... abundantemente. Rios, lagos e cachoeiras

serpenteiam morro abaixo. Dos mais conhecidos e mais bonitos são o Poço Verde, ainda quase virgem;

a Pedreira e o Poço Azul.

Os rios do Braço e Jacu recebem banhistas ao longo do trajeto.

A Pedra da Mina, o quarto ponto mais alto do Brasil, ancora as altitudes no lado lavrinhense,

junto às Terras altas da Mantiqueira.

 

Turistas de todos os lados buscam as delícias dessas águas junto aos exploradores do turismo local,

sem planejamento e estrutura. A governança entende que projeto turístico significa abrir as portas

do município, sem eira , nem beira, de qualquer jeito, sem respeito ao homem e à Natureza.

 

Todos os anos... vidas são ceifadas pelos perigos latentes das profundezas dos rios ou as cabeças d'agua, ou até aquilo que,

grosso modo, denominamos "tromba d'agua". Por dois momentos, no tempo mais recente, o município sofreu as consequências desses eventos atmosféricos mais rigorosos. O último, no ano 2000, levou trinta e três pessoas e transformou radicalmente o relevo.

 

No último final de semana... o moço de vinte e quatro anos deixou as marcas da sua Vida nas profundezas do Poço Azul. Partiu... sem dizer adeus.

 

Ao lado de tudo isso, segue pujante a mineradora, no alto da Boa Vista, o belíssimo Bairro do município, cenário da mais linda vista panorâmica da região.

 

Lavrinhas, Terra do descaminho do ouro, rica nas suas paisagens, vive a Idade da Pedra na sua condução da gestão da coisas da Natureza, da Vida!

 

Assim concluo...

não basta querer usufruir das maravilhas da Natureza... suas Leis são fortes, profundas.

 

A leitura dos cânones requer reflexão e sobretudo... respeito aos limites.

 

As autoridades precisam refletir sobre as suas responsabilidades diante das propostas do Capital.

 

A vida humana é uma só!

 

Partiremos com as malas vazias... sem dinheiros, sem vinténs... para o além!

 

 

 

 

 

 

foto by Zaciss

 

zaciss
Enviado por zaciss em 27/02/2023
Alterado em 03/03/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras