Zaciss

Será?...

Textos


O belo prédio da Escola Estadual abrigava alunos do antigo Curso Primário na cidade Cruzeiro, Estado de São Paulo.

Ali estudei o quarto e o quinto ano das  séries iniciais. Escola Pública, localizada no coração da cidade, junto à Praça principal.

Muito organizada...  na Escola... de um lado estudavam os meninos e do outro as meninas. Parecia uma Escola religiosa,  alunos e alunas não se viam, não se misturavam, não  se acenavam...

 

Professores muito competentes, bem vestidos e muito sérios davam o tom de sobriedade ao ambiente coberto pelas cores amarelo ocre.

 

Fico imaginando...nunca vi o sorriso de uma Professora. Tempos estranhos... sorrir não era coisa para gente séria. Corria de boca em boca..." muito riso é sinal de pouco siso."  Eu não me conformava com o ditado popular. Sempre sorri... mas me considerava um ponto fora da curva. Perto da minha família e na Escola mantinha o sorriso engolido... menina  puri muito séria!

 

O tempo passou... e só na idade adulta, depois de muitíssimos anos, tomei conhecimento do fato histórico importante ocorrido naquele prédio... a assinatura do Armistício da Revolução Constitucionalista de 1932.

 

Além de uma Instituição de Ensino, o lindo prédio abrigou um Tratado de Paz. Que coisa bonita! Mas... nós alunos daqueles tempos não soubemos. O que importa é o resultado desse Evento... a Revolução foi encerrada, assinada e arquivada. E esse fato é motivo para muitos sorrisos, mesmo que fuja o juízo!

 

Por conta da assinatura do Armistício na Escola Estadual Arnolfo Azevedo, Cruzeiro , hoje, é a Capital Estadual da Revolução Constitucionalista.

 

 

 

Foto by Zaciss

zaciss
Enviado por zaciss em 20/03/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras