Zaciss

Será?...

Textos

A menina iniciava a vida profissional aos quinzes anos. Naquele tempo, menores trabalhavam e as leis trabalhistas concordavam. Por um lado ...permitia a despesa com os estudos, difícil momento para as crianças pobres. Por outro lado... marcas e nódoas  desvelavam a desigualdade  social. 

]

A Prefeitura do municipio recebeu a menina para trabalhar  no período da tarde, como auxiliar de escritório. Pela manhã... estudava o curso normal na cidade vizinha.

O tempo foi passando...  dedicada  ao serviço, trabalhava com afinco e  apresentava bons resultados na realização das atividades.

 

Observada pelo Presidente da Cãmara, cuja sede adornava o segundo andar do prédio público, a menina foi convidada para ajudar na secretaria da edilidade. Rapidamente aprendeu a burocracia da nova proposta, os protocolos e  adquiriu a desenvoltura necessária para  a nova responsabilidade..

 

Vários anos seguidos... exaustivo trabalho.. 

Todos sorriam para a acumulação de função, sem ônus,  prestado pela moça. Na verdade. o serviço da Câmara sugeria voluntariado.

 

No dia do casamento da colaboradora, o Presidente da Câmara, senhor quase centenário, quase fundador do município, foi o primeiro a comparecer na casa da noiva para os cumprimentos e presente.

De mansinho chegou, mas antes discursou. "Quase não comprei o seu presente, assustei-me  ao comprar um lençol  por dezesseis mil conto"....

 

zaciss
Enviado por zaciss em 21/08/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras