Zaciss

Será?...

Textos

 

Era o final do quarto ano primário. Para o acesso ao ginásio necessário seria um exame com provas eliminatórias.

Meus colegas  mais abastados frequentavam o curso preparatório para o exame de admissão... pago, oferecido por um casal de professores da mesma escola, cheios de honras e pompas.

Para mim... essa oportunidade, nem pensar!

 

Inscrever-me para as provas ao sair do quarto ano, sem o curso particular,  fazia parte do meu desconhecimento.

 

A dualidade na Educação reafirmava o espaço alcançado nos tempos atuais. Para pobre um letramento classe"C", para os remediados e ricos classes "B" e "A", educação acadêmica, de qualidade, com vistas ao comando do País.

 

Como, eu, menina com dez anos, poucos recursos financeiros, representante da plebe brasileira, sem as mãos da família para o encaminhamento aos protocolos e provas, poderia seguir em frente no projeto de continuidade dos estudos ?

 

Aluna na Escola "Arnolfo Azevedo", em Cruzeiro, palco da assinatura do  Armistício da Revolução de 32, tudo via, ouvia e observava... calada!

Escola pública estadual, mas com caracteristicas elitistas, recebia alunos das diversas camadas sociais, porém, os pobres não ultrapassavam a ala "C" na distribuição dos alunos na sala de aula.

Com os alunos sentados na classe, uns atrás dos outros, o processo classificatório , competitivo e determinista, era evidente. Reprodução clara  da sociedade brasileira, dominada pelos interesses das elites.

Mas, apesar das estruturas dominantes, alunos recebiam o diploma do Curso Primário, com ares de terminalidade. A primeira formatura despontava para o júbilo de todos.

 

O cenário não era favorável ao prosseguimento dos estudos da aluninha da classe "C".

"No meio do caminho tinha uma pedra..."

 

Nesse ínterim, um dia, desapontada deixei a Escola chorando muito, diante das perpectivas desalentadoras.

Foi quando, encontrei a coleguinha Gessy Bessa, da minha classe, também com dez anos, mas da fileira "A".

Gessy me acolheu e me contou sobre a possibilidade de cursar o quinto ano, curso de admissão ao ginásio, gratuito, na mesma escola. Meu mundo sorriu. A esperança reinou. Senti me amparada, vi um mundo novo surgir...

 

Depois de mais um ano de estudos na mesma escola pública, prestei a prova para o ingresso no curso ginasial. Consegui o quarto lugar na classificação do Instituto Estadual de Educação "Oswaldo Cruz" de Cruzeiro, Estado de São Paulo.

Dessa magnífica Escola saí com o diploma de Professora Primária.

 

Gessy Bessa partiu cedo para a eternidade.

Gratidão  eterna!

 

 

 

 

zaciss
Enviado por zaciss em 09/07/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras